Entre no Jusbrasil para imprimir conteúdo de Decisões

Imprima Decisões de vários Tribunais em um só lugar

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2018

Contabilidade Forense

Camila Nazareth, Contador
Publicado por Camila Nazareth
há 2 meses

A Contabilidade Forense é a área da contabilidade responsável por auxiliar a justiça, seja através das partes, seja através do juízo, a analisar, processar e apresentar provas técnicas que são consideradas em um processo para a decisão final do Juízo.

Trata-se, portanto, de uma área nobre da contabilidade, vista sua importância e sua influência no fluxo do processo.

O contador forense, atualmente, é o profissional com vasta experiência na matéria à qual lhe é proposta a perícia, sendo ele exclusivamente bacharel em Ciências Contábeis, com registro no Conselho Regional de Contabilidade, e no Cadastro Nacional de Peritos Contadores pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Mesmo com a vastidão de profissionais na área, ainda há uma grande necessidade de peritos diante do número de processos que requerem tal análise. Essa situação acaba por causar ainda mais delongas no decorrer do processo, considerando-se o tempo de espera e a demanda de trabalho, diante da oferta deficitária.

Para tentar diminuir essas dificuldades, o TJMG implementou em outubro de 2016 o Sistema de Assistência Judiciária Gratuita. Através dele, o perito contador pode ser nomeado, entrar em contato com o fórum e buscar formas mais rápidas e efetivas de acelerar o processo de aceite de honorários até a entrega do laudo e o levantamento dos honorários dos mesmos.

Assim sendo, um processo que demoraria, dentro dos antigos trâmites, em torno de nove a doze meses, dependendo da localidade, passa para três a quatro meses. Uma redução considerável.

O sistema tornou, ainda, mais dinâmica a nomeação e mais amplo o cadastro dos profissionais, oferecendo uma gama maior.

Sendo assim, espera-se que a Contabilidade Forense prossiga sendo ainda mais abrangente, e aplicada de forma eficaz e eficiente todas as vezes que lhe couber a análise técnica para a decisão final.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)